sexta-feira, agosto 22, 2003

VÓRTICE: A blogosfera portuguesa assemelha-se a um imenso vórtice do qual muito pouca coisa consegue emergir. Mergulhar no turbilhão deixou de ser uma experiência assaz interessante. Contrariamente ao entusiasmo de alguns, tenho alguma fobia às multidões e cada vez são menos os blogues que leio.
Mesmo assim, na voragem e no amálgama, é impressionante como alguns (novos) conseguem sobressair e chamar, de alguma forma, a atenção. Destaco, o blogue cristovao-de-moura de Paulo Varela Gomes. Desde logo, o título é impossível passar despercebido. Cristóvão de Moura é o traidor, o anti-herói por excelência. Quem visita Figueira de Castelo Rodrigo, não pode deixar de se impressionar com as ruínas do palácio do "traidor". É daquelas coisas que ficam impressas na memória de qualquer turista de fim-de-semana.
Se o título nos atrai, o conteúdo não desmerece. Quando pensava que este reino estava entregue ao Abrupto (é o buraco negro que faz girar o turbilhão), eis que sou surpreendido com um discurso desassombrado, interessante e a roçar o politicamente incorrecto (agora também está na moda). Sem dúvida que continuarei a acompanhar esta centelha, enquanto que ela se mantiver à superfície.