terça-feira, julho 08, 2003

PACATO: Alexandre Andrade (umblogsobrekleist), desmentiu o meu pressentimento de que era o autor d' "O Meu Pipi", embora também enjeitasse os epítetos de pacato e insuspeito.
Devo partir do pressuposto de que entendeu o adjectivo 'pacato' na sua verdadeira acepção (pacífico, calmo, etc). Faço esta referência, para não cair novamente em equívocos, pois recordei-me de uma história relativamente desagradável. Trabalhava eu na vila da Sertã (distrito de Castelo Branco) e referi-me a alguém como pacato. Para meu espanto, a pessoa embuchou sem que eu fizesse a mais pequena ideia da razão de tal atitude. Incomodado com a situação, tentei indagar a origem de tal reacção, para mim tão despropositada. Depois de muito insistir, lá me foram esclarecendo que 'pacato' é o pior termo com que se pode apelidar alguém, pois segundo o seu entendimento, 'pacato' é alguém "lerdo das ideias".