sexta-feira, julho 11, 2003

CRENÇAS: Como diz o "Cruzes Canhoto", os liberais desta nossa praça, limitam-se a repetir, ad nauseam, a mesma lengalenga, fazendo corar de inveja o velho Cunhal e a sua famigerada cassete. Diz o "Jaquinzinhos" que não é ingénuo. Mas, o que se pode dizer da crença, deste, numa sociedade sem regulação, onde não existiriam os patifes e os aproveitadores. Em que todas as relações entre os agentes económicos se processariam na melhor das boas intenções, sem que houvesse o abuso daqueles que detêm o poder económico.
Já insinuei que a ignorância histórica destes liberais de trazer por casa é confrangedora e cada vez mais me convenço que assim é. Permitam-me mais um conselho gratuito, aproveitem os tempos livres para ler livros de história, de preferência do período dos primórdios da industrialização, em que o liberalismo que defendem, de forma despudorada e iletrada, era a prática corrente. Procurem compreender as razões do seu desaparecimento. Nunca fizeram esta simples interrogação?
Podem ler também alguns romances da época. Sugiro Dickens e Zola, apenas para começar... Embora, a leitura, de alguma coisa que valha a pena, leve algum tempo. Não se compadece com os hábitos de leitura de algumas contracapas avulsas e descontextualizadas, nas livrarias ou espaços FNAC, para depois tentar citar doutamente aquilo que olimpicamente desconhecem. O mesmo se diga para as leituras na Web, sem qualquer posicionamento crítico.
Só assim se davam conta das enormidades que afirmam, de forma tão pateticamente convicta.
Bem, amanhã vou para férias. Provavelmente, para vosso descanso, não terei acesso a este blogue. Fica apenas um desejo, que, ao regressar, me dê conta de que fizeram algum trabalho de casa. :)