domingo, agosto 24, 2003

LUGARES CENTRAIS: O facto de me encontrar longe de concordar com a reflexão política de Pacheco Pereira, não impede que o leia com grande regularidade e reconheça que o seu "Abrupto" é o centro da blogosfera nacional, à volta do qual giram a grande maioria dos blogues, inclusive este. Hoje, chama a atenção dos "lugares centrais" da blogosfera. Cita, como lugares centrais, o Magnólia, que desconheço em absoluto como espaço (Magnólia só conheço a flor e o filme) e a FNAC do Chiado.
Partilho em absoluto da estranheza de Pacheco Pereira em não haver praticamente referências à FNAC do Colombo. Esta é daquelas coisas que sempre me intrigou. Sempre que visito Lisboa sou conduzido, por familiares e amigos (com manifesta contrariedade da minha parte), à FNAC do Chiado. Inicialmente pensei que era por uma questão de acessibilidade. Deslocando-me de Metro, como grande parte da juventude lisboeta, a FNAC fica mesmo à porta da estação. Esta explicação, porém, não é totalmente satisfatória, pois o Metro também não fica distante do Colombo. Assim, há que encontrar outras razões, usando linguagem da moda, que expliquem o facto de um estar 'in' e outro estar 'out'. Excluindo o recheio, pois, como Pacheco Pereira, considero que a FNAC do Colombo é muito superior à do Chiado, a única explicação plausível que me surge é que o Chiado fica mesmo a dois passos do Bairro Alto, local de convívio por excelência da juventude lisboeta. A FNAC funciona como ponto de partida para este outro espaço.
Como provinciano confesso, que ainda admira os grandes centros comerciais, prefiro a FNAC do Colombo.
É curioso que no Porto passa-se exactamente o inverso. A FNAC do Norte Shopping é muito mais frequentada que a da Rua Stª Catarina.
Gostaria que os habituais frequentadores do Chiado se pronunciassem sobre as obscuras razões da sua preferência.