terça-feira, agosto 26, 2003

BLOGUÍTICA: O "Bloguítica Nacional", que aproveito para saudar, falou-nos da sua relação de amor e ódio para com os blogues. Desde logo, penso que a relação deve ser mais de amor, pois o seu autor sustenta, que eu conheça, três blogues. Interessa-me, analisar aqui, o que desagrada ao Bloguítica. Em primeiro lugar, o fenómeno do rebanho, explicando ele que "o tema que estiver na actualidade é aquele que domina a blogosfera". Só posso compreender esta opinião como uma autocrítica. Afinal do que falam os Bloguíticas, senão na actualidade? Um blogue que privilegia (e muito bem) os blogues que se debruçam sobre a actualidade está à espera de quê? Que os outros se debrucem sobre o Peru e a Tanzânia, os velhos e as crianças no pré-escolar, para que ele se destaque na actualidade? Se a preocupação é tanta, porque não começar a dar o exemplo!
Depois critica a leviandade das opiniões. É evidente que abundam as opiniões levianas, como abundam nas nossas conversas quotidianas. Se existem jornais tablóides, em que as opiniões valem o que valem, porque nos havemos de preocupar com as opiniões levianas dos blogues? Um blogue não é nenhuma instituição de utilidade pública, é aquilo que o seu autor quer que seja. Aqui é que reside a virtude dos blogues.
Existem muitas opiniões que não interessam? É claro que existem! No entanto, há quem goste e quem não goste. Quem não gosta tem a liberdade de evitar. Por isso é que fazemos uma selecção. É por essa razão que a maioria dos blogues gosta de ostentar os seus links preferidos, supostamente porque são os blogues apreciados e lidos com regularidade.