sexta-feira, fevereiro 13, 2004

ANEDOTÁRIO (II): Este Governo não pára de me surpreender. Hoje, acordei com duas notícias, qualquer delas digna de figurar no anedotário que estou a construir sobre este Governo. A primeira prende-se com a, já por demais falada aqui, Ministra da Justiça. Celeste Cardona, propôs a sua demissão ao Primeiro-ministro. Este, sabe-se lá porquê, não pode ouvir falar nesta palavra, e, como tal, recusou terminantemente o pedido. Contudo, como é insustentável a não existência de Celeste Cardona, já se ouvem rumores de a enviar para o Parlamento Europeu, para que a sua saída pareça uma promoção e não uma demissão.
Mas o melhor ainda estava para vir. O Ministro da Administração Interna resolveu acompanhar a polícia numa incursão nocturna pelas ruas da capital. Entrevistado sobre as estatísticas relativas à criminalidade, teve esta tirada digna de antologia, para a qual já não encontro adjectivos para a classificar. Segundo ele, a pequena criminalidade aumentou 6%, mas a criminalidade violenta baixou 0,17%, o que ele regista com satisfação, pois a criminalidade violenta deixou de ser preocupante no nosso país!!??
Confesso, que esperei pelo noticiário seguinte para confirmar se era mesmo 0,17%... E lá ouvi a voz do Ministro, plena de satisfação, a recitar este mágico número 0,17%.
Ou seja, se anteriormente tínhamos 100 crimes violentos, agora temos 99,83 e isso é o bastante para nos tranquilizar.
Pasmo como a jornalista consegue ler uma notícia destas sem uma gargalhada final!?