quarta-feira, junho 02, 2004

QUOTAS - Pobres dos homens, que estão a ficar para trás no acesso ao Ensino Superior. De acordo com o ?Público?, há mesmo quem defenda o sistema de quotas para equilibrar mais os sexos nos cursos de Medicina!?
As razões são bem conhecidas, mas mais do que um sistema de quotas, sempre abominável, deveria ser completamente alterado o sistema de acesso, de forma a que testes vocacionais e psicotécnicos tivessem também algum peso, principalmente no acesso a profissões em que o lado humano é tão ou mais importante que o mero saber teórico, desprovido, muitas vezes, de qualquer sensibilidade para o exercício da profissão.
Infelizmente, o que abundam por aí são médicos que obtiveram excelentes notas no curso, mas que manifestam uma total ausência de entrega e de profissionalismo na forma como tratam os seus semelhantes, que, desafortunadamente, depositam neles as suas vidas.
Enquanto que entrar num curso de Medicina simbolizar, acima de tudo, para a comunidade, que o filho(a) é mais inteligente que o dos vizinhos, este estado de coisas não se vai alterar.

Pobres de nós!