quarta-feira, novembro 19, 2003

TARAMELAR: Impressionou-me a explosão que se verificou na blogosfera. Só encontro explicação para este fenómeno na vontade inaudita que todos temos de falar e comunicar, fazer-nos ouvir a qualquer custo.
Mário de Carvalho, no seu último livro "Fantasia para dois coronéis e uma piscina", descreve bem esta necessidade de taramelar. Não sei se ele lê alguns blogues, pois aquilo que ele escreveu foi a pensar certamente nos telemóveis. Mas, ao ler a sua prosa, estabeleci inevitavelmente a analogia com aquilo que se passa na blogosfera. Fica aqui um cheirinho do que diz Mário de Carvalho:

Assola o país uma pulsão coloquial que põe toda a gente em estado frenético de tagarelice, numa multiplicação ansiosa de duos, trios, emsembles, coros. Desde os píncaros de Castro Laboreiro ao Ilhéu do Monchique fervem rumorejos, conversas, vozeios, brados que abafam e escamoteiam a paciência de alguns, os vagares de muitos e o bom senso de todos. O falatório é causa de inúmeros despautérios, frouxas produtividades e más-criações. Fala-se, fala-se, fala-se, em todos os sotaques, em todos os tons e decibéis, em todos os azimutes. O país fala, fala, desunha-se a falar, e pouco do que diz tem o menor interesse. O país quer aturdir-se. E a tagarelice é o meio de aturdimento mais à mão.