segunda-feira, junho 06, 2005

TRABALHO E SOCIEDADE: Acho muita piada aos nossos gestores, economistas e políticos que apontam os países da 'deslocalização' (países do Leste Europeu e da Ásia) como exemplos a seguir, se queremos aumentar a nossa competitividade e produtividade.
Afinal o que oferecem estes países às empresas que para lá deslocam as suas fábricas?
Oferecem mão-de-obra barata, por vezes a roçar a escravatura, elevado número de horas de trabalho diário e uma drástica redução no que concerne aos direitos e protecção social dos trabalhadores. Ou seja, regredimos, na qualidade de vida, até ao pesadelo do século XIX. Pesadelo esse, de injustiça social tão flagrante, que para o combater originou as famosas doutrinas socialistas e a aspiração a uma utopia de sociedade sem classes.
Será que o destino do Homem é viver apenas para o trabalho?
Será que se matou de vez a utopia de caminharmos e darmos passos para o bem-estar?
Desde pequeno que alimentava a ideia de que o avanço tecnológico iria, num futuro não muito longínquo, proporcionar às sociedades mais tempo para o lazer e para a cultura, no fundo para VIVER e usufruir do bem-estar e do progresso.
Afinal, aquilo a que estamos a assistir é um retrocesso em toda a linha. Neste nosso pobre país, que nunca saboreou aquilo que outros já provaram - viver com elevada qualidade de vida - estas luminárias querem matar de vez qualquer veleidade de aspirarmos ao sonho de viver num mundo civilizado.