TOUCINHO DO CÉU - Em tempos do “Euro 2004” alguém pagou, mais uma vez, à revista “Time” para promover Portugal.
É evidente que o acontecimento futebolístico é o tema principal da revista desta semana...
Numa secção em que se dedicam três páginas às cidades que acolhem os jogos, não faltam os clichés que se vendem aos turistas. Aveiro deixa Veneza ciumenta; o Porto é associado ao seu vinho; Leiria, ao vidro; Coimbra, aos amores de Pedro e Inês e... Guimarães, ao “Toucinho do Céu”!?
Andou esta cidade a apostar na preservação do seu património monumental, na reabilitação do seu centro histórico e manutenção do traçado medievo das suas ruas, para conseguir a tão almejada distinção de 'Cidade Património Mundial' e, após tão aturado esforço, é promovida internacionalmente através de uma sobremesa de origem duvidosa e que certamente nenhum vimaranense associa à sua terra!
Sabe-se que a indústria turística usa de todos os artifícios para vender uma imagem que tem sempre muito de artificial e pouco de real. Mas nunca encontrei tamanha aberração neste domínio.
Não sei quem foi o responsável por esta operação de marketing. Certamente confundiu o povo e a história desta cidade com as pousadas chiques que nela pululam. O que se come ou bebe nessas pousadas, infelizmente poucos vimaranenses conhecem. Mas não se insulte a cidade reduzindo-a a uma sobremesa.
É evidente que o acontecimento futebolístico é o tema principal da revista desta semana...
Numa secção em que se dedicam três páginas às cidades que acolhem os jogos, não faltam os clichés que se vendem aos turistas. Aveiro deixa Veneza ciumenta; o Porto é associado ao seu vinho; Leiria, ao vidro; Coimbra, aos amores de Pedro e Inês e... Guimarães, ao “Toucinho do Céu”!?
Andou esta cidade a apostar na preservação do seu património monumental, na reabilitação do seu centro histórico e manutenção do traçado medievo das suas ruas, para conseguir a tão almejada distinção de 'Cidade Património Mundial' e, após tão aturado esforço, é promovida internacionalmente através de uma sobremesa de origem duvidosa e que certamente nenhum vimaranense associa à sua terra!
Sabe-se que a indústria turística usa de todos os artifícios para vender uma imagem que tem sempre muito de artificial e pouco de real. Mas nunca encontrei tamanha aberração neste domínio.
Não sei quem foi o responsável por esta operação de marketing. Certamente confundiu o povo e a história desta cidade com as pousadas chiques que nela pululam. O que se come ou bebe nessas pousadas, infelizmente poucos vimaranenses conhecem. Mas não se insulte a cidade reduzindo-a a uma sobremesa.
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