sexta-feira, junho 11, 2004

CONDECORAÇÕES - Uma das características do 10 de Junho é a atribuição de condecorações a personalidades que pelos seus actos e feitos se distinguiram e, supostamente, deram algum contributo grandioso para o país.
A abundância e alguma arbitrariedade na escolha dos condecorados veio a desvalorizar progressivamente estas distinções, tornando-se corrente a piada de que qualquer dia será difícil encontrar um português que não tenha uma qualquer comenda.
Este ano não foi excepção, do rol abundante (mais de 30!) dos condecorados tudo lá cabia, até o “Grupo Xutos e Pontapés”.
Da imensa plêiade de irrelevâncias, que vulgarizam aquilo que deveria constituir uma verdadeira excepção, deve-se enaltecer a atribuição da Ordem de Santiago e Espada a Maria Helena Rocha Pereira. Um dos nomes incontornáveis da cultura clássica a nível mundial.
O que é verdadeiramente lamentável, neste país dominado pelo Futebol, é que, destas pessoas verdadeiramente grandiosas, os nossos órgãos de comunicação social nem uma fotografia de arquivo possuam.