quinta-feira, maio 06, 2004

TORTURAS: Sem dúvida que é abusivo, como diz Pacheco Pereira, estabelecer paralelismos entre as torturas feitas pelos militares norte-americanos e as sevícias dos torcionários do regime de Saddam. Contudo, a quantidade de imagens com que diariamente nos confrontamos, leva-nos a crer que as torturas, maus-tratos e abusos dos militares norte-americanos não eram tão pontuais ou esporádicas quanto isso. E, não há pior campanha, nem pior exemplo a dar, por um exército que se diz de libertação e cuja missão é acima de tudo estabelecer um regime democrático e tolerante no mundo árabe, que era, em última instância, o grande objectivo estratégico desta intervenção militar.
Por isso é que estas imagens são duplamente chocantes e, desta forma, a comparação, faz algum sentido. Ninguém duvidava da extrema malvadez e falta de escrúpulos dos homens de Saddam. Mas, certamente, ninguém sonhava, que os soldados norte-americanos (na variante masculina e feminina) se divertissem com gáudio, com o sofrimento dos prisioneiros, demonstrando um sadismo que em tudo parece concorrer com aquele praticado “pelos monstros” do regime anterior.
Só espero é que agora, identificados os culpados, as punições sejam severas e exemplares. Para mostrar que, apesar de tudo, há diferenças!