domingo, fevereiro 17, 2008

O HOMEM 'FAZ-PEITO': José Pinto de Sousa (vulgo Sócrates) deve ser o homem mais previsível à face da terra. Ninguém duvidava de quais seriam as suas declarações após o encontro com os professores socialistas: mostrar-se obstinado na prossecução da sua política de total amesquinhamento desta classe profissional.

Pode-se perguntar o porquê da farsa desta reunião? Julgo que a resposta também é óbvia. Neste mundo do faz-de-conta, importa mostrar que se auscultam as bases sectoriais do partido e que o rumo seguido tem em conta o sentir profundo das mesmas. Nada mais falso! José Pinto de Sousa quer apenas fazer o boneco de que é firme, de que nada o demove, muito menos uma corporação.

É fácil fazer esta caricatura de firmeza, quando se tem pela frente uma classe muito desunida pela heterogeneidade da sua formação, pela situação precária em que se encontram muitos dos seus membros e pela luta pelas migalhas que este governo atira aos lambe-botas que rastejam na sua pista. Esta amostra de homem 'faz-peito', a fazer lembrar uma personagem da minha infância, um fanfarrão que enchia o peito para imitar o Bruce Lee, desinchou ao mínimo 'sururu' da populaça, bem mais humilde, mas unida, quando saiu à rua por causa do encerramento de urgências.

Aí mostrou-se sensível aos protestos!