sexta-feira, dezembro 16, 2005

DIPLOMACIA: Para que serve a nossa diplomacia?
Sempre que existe alguma situação preocupante, que envolva cidadãos portugueses no estrangeiro, o relato de quem necessita de recorrer aos consulados, ou embaixadas portuguesas, é invariavelmente o mesmo - total falta de apoio e orientação!
Só para citar os casos mais recentes, recorde-se o maremoto na Ásia, o piloto português na Venezuela ou, mais recentemente e chocante, o caso dos portugueses explorados quase até à escravidão na Holanda...
É sabido que no nosso país o mau funcionamento é universal, mas os serviços diplomáticos portugueses excedem tudo o que é admissível.
Lá longe, distante de qualquer controle, a desfaçatez é total. Limitam-se a usufruir do emprego obtido, em grande parte dos casos, através do melhor empregador deste país - a cunha!
Nem sequer disfarçam a mais absoluta má vontade e incompetência. É com o apoio destas criaturas que os mais que fragilizados cidadãos portugueses têm de contar, quando estão completamente desarmados nos países em que muitas das vezes não conhecem a língua, os hábitos e os costumes.