terça-feira, setembro 14, 2004

TAXAS MODERADORAS: O pagamento diferenciado das taxas moderadoras de saúde é daquelas medidas que parecem justas em termos sociais, mas que, num país como o nosso, em que a evasão fiscal é endémica, ameaça tornar-se em mais uma tremenda injustiça. Mais uma vez seriam sempre os mesmos a pagar, os trabalhadores por conta de outrem, que usufruem os cada vez mais delapidados salários que se considera das classes médias.
Não me esqueço de que quando tive de colocar o meu filho no infantário, ao mostrar a declaração de rendimentos foi-me aplicado o escalão máximo (cerca de 30.000$00, já lá vão cerca de dez anos...). Tudo ia muito bem até que descobri que era dos únicos que pagava tamanha quantia. Todos os empreiteiros, comerciantes e industriais daquela pequena vila (todos profusamente conhecidos no pequeno meio local) que levavam os seus filhos nos últimos modelos da Audi, Mercedes e BMW, pagavam, quase sem excepção, 5.000$00, porque nas suas declarações de rendimentos, auferiam apenas o salário mínimo!?
Todo o país conheceu a história de Manuel Damásio (ex presidente do Benfica) que também ganhava apenas o salário mínimo... Todos conhecem a tremenda injustiça na atribuição das bolsas de estudo universitárias e nos subsídios escolares, pelas mesmíssimas razões...
Neste país só pagam os impostos devidos aqueles que não podem fugir a eles, porque a sua declaração depende de terceiros... Todos os outros são duplamente beneficiados. Não pagam impostos e, por isso mesmo, não têm de pagar os livros escolares, as propinas e, se isto for avante, até os cuidados de saúde.
O crime compensa!

2 Comments:

Blogger Carlos said...

Tens toda a razão.
A fuga dos empresários e profissionais liberais ao IRS é escandalosa.
Não há um filho da mãe da oposição que meta o assunto na agenda para interpelar o ministro.
Porquê?
Porque a maioria deles eram atingidos !

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porcaria de país que beneficia duplamente o infractor

7:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home