quarta-feira, outubro 08, 2003

SCHWARZENEGGER: Quanto a eleições, pensava que já tinha visto os limites do absurdo, quando a Cicciolina foi eleita deputada para o parlamento italiano. Mas, estava escrito nas estrelas que esta não seria a última das 'surpresas'. Agora temos Schwarzenegger como governador da Califórnia. É certo que o actor já está muito polido nos tempos que correm. Mas para quem viu nos anos 80 "Conan, o Bárbaro", dificilmente poderia sonhar que aquela figura grotesca pudesse algum dia ter sucesso na política...
Moral da história, a política é uma eterna caixinha de surpresas. Não existem valores ou perfis que sejam inquestionáveis. A relatividade impera e aquilo que parece absurdo num dado momento, amanhã poderá não o ser.
Esta mutação acelerada dos valores, que porventura poderíamos julgar adquiridos, ou pelo menos mais consensuais, não me agrada.
Tenho a desconfortável sensação de que ainda estamos muito longe de ter solo firme para pisar. Que os alicerces das nossas sociedades mais avançadas se esboroam de forma demasiado imprevisível.