sexta-feira, setembro 12, 2003

CONTEXTUAR: A nossa direita revolta-se, com alguma razão, sempre que alguém procura contextuar os acontecimentos do 11 de Setembro de 2001. Contextuar significa procurar razões ou atenuantes para o mal absoluto que esteve por detrás dos acontecimentos. Estes não têm nada a ver com razões políticas, económicas, sociais, pobreza, injustiça, etc.
Por triste ironia do destino, nesta data, 11 de Setembro, comemora-se uma outra efeméride que a direita sempre procurou pressurosamente contextuar. Esse acontecimento incómodo foi a morte de Salvador Allende, devido ao golpe de Pinochet em 1973, claramente patrocinado pelos EUA. Arranjam-se as mais diversas justificações para isto: o auge da guerra fria, o perigoso avanço do comunismo no continente americano, etc.
Aqui na blogosfera assistiu-se a um curioso fenómeno. A esquerda procurou lembrar o golpe do Chile e a direita via nessa memória uma tentativa inaceitável de contextuar o mais recente acontecimento de 2001. Assim, toda e qualquer tentativa de lembrar os dois acontecimentos (ainda que pela simples razão de ocorrerem na mesma data e serem ambos deploráveis) era, para a nossa direita, inaceitável.
O 11 de Setembro de 2001 deveria funcionar como uma esponja que apagaria toda a história, todas as efemérides que ocorreram na mesma data.
Reconheça-se que dava muito jeito que assim fosse. Mas, sobra uma questão:
Quem é que procura ser mais revisionista da História?