quarta-feira, junho 29, 2005

PRECARIEDADE: Concordo com Carvalho da Silva, e já aqui expressei a mesma ideia, quando afirma que a dinâmica neoliberal do mundo actual quer fazer crer que a precariedade e perda de direitos por parte do trabalhador é normal e até saudável!
Comecem a pôr em prática estas "saudáveis" medidas e aguardem pelo recrudescer das convulsões sociais que já julgávamos extintas...

EMÍDIO GUERREIRO: Mais um Homem de grande estatura que se finou. São homens como este que devem fazer corar de vergonha a actual liliputiana classe política portuguesa.

MANOBRA DE DIVERSÃO: O PS e o Governo não vacilam quando se trata de aplicar todos os truquezinhos rasteiros que os manuais de baixa política recomendam. Mais uma vez recorrem ao gasto e extemporâneo tema do aborto para desviar as atenções do povo das embrulhadas em que se metem.

terça-feira, junho 28, 2005

LAMBE BOTAS: Nunca pensei assistir, de forma tão evidente, a tanto lamber de botas como Vital Moreira tem feito a este governo.
A troco de quê?

quarta-feira, junho 22, 2005

EXAMES: Apesar de discordar profundamente da atitude do Governo, relativamente ao regime de serviços mínimos na educação e consequente limitação do direito à greve, sou um adepto convicto da necessidade de realização de exames nacionais, mesmo no final do ensino básico. Considero que estes têm um efeito regulador e positivo no sistema de ensino e seus principais agentes.
A este propósito ler, no" Público", o artigo de Guilherme Valente "Vivam os exames!"

domingo, junho 19, 2005

IMPLOSÃO: A Europa caminha prazenteiramente para a sua implosão.
Depois do alargamento desmedido e pouco reflectido para 25 países, seguido do Não à Constituição e agora da crise orçamental, ficou aberto o caminho para o desastre...

ANIVERSÁRIO: O Carlos Gama, do Sebentária, lembrou-me que este blog completa dois anos de existência.
Recordo-me que passados poucos meses após a criação já sentia que a chama se apagava. Na blogosfera o fogo é fátuo.
É com algum espanto que tomo consciência desta já longa duração!

sábado, junho 18, 2005

VITAL MOREIRA: Professor catedrático, bem instalado na vida, que certamente já atingiu o topo na sua carreira e, como tal, imune aos efeitos do congelamento das ditas, tornou-se o fiel guardião do governo Sócrates, vituperando contra a parte mais frágil e desprezível da classe a que pertence - os professores do Ensino Básico e Secundário.
Este senhor esquece-se que aqueles que condena ganham menos num ano do que aquilo que provavelmente cobra por um simples parecer...
É fácil falar!?

VELHOS: Um dos valores que se desperdiça nas sociedades ocidentais é a sabedoria dos velhos. Nada mais me entristece do que o desprezo e o abandono a que são votados.
Ouvir um idoso, mesmo analfabeto, é de um fascínio sedutor incomensurável. A sua linguagem gestual, os parêntesis, as histórias paralelas e entrelaçadas, torna a sua comunicação tão rica que contrasta profundamente com a 'grunha' e monossilábica da juventude ou a telegráfica dos adultos, reflexo da vivência apressada e vazia dos nossos dias.

quarta-feira, junho 15, 2005

DIREITO À GREVE: A forma intimidatória como este Governo, dito Socialista, quer coarctar um dos mais elementares direitos dos trabalhadores - o DIREITO À GREVE - publicando um Despacho que inclui o serviço de exames na categoria de serviços mínimos é demasiado escandalosa para ser verdade.

Que belo frete este Governo está a fazer à Direita... E ainda diziam que o PSD era um pau mandado do PP!?

terça-feira, junho 14, 2005

CUNHAL: Com o país prostrado pela crise económica e social, a morte de Cunhal deixa, de forma subliminar, uma sensação de orfandade a muitos portugueses.

quinta-feira, junho 09, 2005

FÁCIL FALAR: É interessante constatar o regozijo daqueles que se encontram numa posição confortável na vida, quando falam sobre o aperto na função pública.

Como diz a sabedoria popular: "Com o mal dos outros, posso eu bem..."

terça-feira, junho 07, 2005

SIC: Triste país o nosso que, num crucial momento de crise, consegue ter um canal de televisão a ocupar todo o horário nobre de um telejornal com uma entrevista ao presidente do Benfica!?

segunda-feira, junho 06, 2005

TRABALHO E SOCIEDADE: Acho muita piada aos nossos gestores, economistas e políticos que apontam os países da 'deslocalização' (países do Leste Europeu e da Ásia) como exemplos a seguir, se queremos aumentar a nossa competitividade e produtividade.
Afinal o que oferecem estes países às empresas que para lá deslocam as suas fábricas?
Oferecem mão-de-obra barata, por vezes a roçar a escravatura, elevado número de horas de trabalho diário e uma drástica redução no que concerne aos direitos e protecção social dos trabalhadores. Ou seja, regredimos, na qualidade de vida, até ao pesadelo do século XIX. Pesadelo esse, de injustiça social tão flagrante, que para o combater originou as famosas doutrinas socialistas e a aspiração a uma utopia de sociedade sem classes.
Será que o destino do Homem é viver apenas para o trabalho?
Será que se matou de vez a utopia de caminharmos e darmos passos para o bem-estar?
Desde pequeno que alimentava a ideia de que o avanço tecnológico iria, num futuro não muito longínquo, proporcionar às sociedades mais tempo para o lazer e para a cultura, no fundo para VIVER e usufruir do bem-estar e do progresso.
Afinal, aquilo a que estamos a assistir é um retrocesso em toda a linha. Neste nosso pobre país, que nunca saboreou aquilo que outros já provaram - viver com elevada qualidade de vida - estas luminárias querem matar de vez qualquer veleidade de aspirarmos ao sonho de viver num mundo civilizado.

sexta-feira, junho 03, 2005

EL PAIS: O "El Pais" foi um dos jornais diários pioneiros na implementação do acesso pago por subscrição. Conseguiu ter algumas dezenas de milhar de subscritores, mas que, no entanto, se revelaram insuficientes para que o projecto se mantivesse nos moldes em que estava.
Hoje, o jornal voltou a disponibilizar os conteúdos do dia em aberto, mantendo apenas alguns serviços (hemeroteca, teletipo de agências noticiosas em tempo real, etc) no regime de subscrição.
Esperemos que o nosso Público aprenda rapidamente a lição com este seu guia de referência. Certamente que este ano o serviço pago será um sucesso, pois os 20€ simbólicos provavelmente não afastaram muito os seus fiéis leitores. Mas, para o próximo ano, quando as assinaturas de 50€ pesarem no bolso depauperado dos portugueses, o entusiasmo refreará e, se quer ter leitores e vender alguma (ainda que pouca) publicidade, terá de arrepiar caminho.
Fico à espera!

PROGROM: Ao longo da história arranjou-se sempre um bode espiatório para os problemas e misérias da sociedade.
Já foram: os judeus, os cristãos, novamente os judeus, depois os cristãos-novos, mais uma vez os judeus e, agora... os funcionários públicos, muito particularmente os professores!
Para quando os campos de extermínio?

DISSIDÊNCIAS: Surgem as primeiras dissidências no interior do Partido Socialista. O primeiro a levantar a voz foi António José Seguro.
Outros se seguirão...

quinta-feira, junho 02, 2005

PRIVILÉGIOS: Começo a tornar-me um fã da TVI. Então não é que o ministro Campos e Cunha acumula o seu salário de super-ministro com uma reforma choruda de mais de 1600 contos(!) por ter sido administrador da CGD durante seis anos!!!
Não custa nada obrigar o Zé Povinho a penar e pedir sacrifícios...

NOMEAÇÕES: 900 só em três meses! Os 'boys' em plena ascensão.

E este Governo que prometia ser diferente... :)

QUE BOSTA!: Abro ao acaso um livro de literatura juvenil, cujo título não fixei, que circulava na Biblioteca de turma, e deparo-me com esta pérola literária, logo no início de um dos capítulos:

"Hoje começa a escola. Que bosta!"