quinta-feira, outubro 28, 2004

CHAPELADA(263): É o desaparecimento de 60.000 boletins de voto no estado da Florida (onde Bush venceu as primeiras eleições presidenciais por pouco mais de 500 votos), é o voto electrónico num sistema que todos os especialistas afirmam ser infantilmente vulnerável às fraudes...
Tudo se aconchega para que a vitória de Bush não possa escapar.

quarta-feira, outubro 27, 2004

MARCELO (262): Após a audição de Marcelo Rebelo de Sousa, tornou-se inegável a existência de pressões por parte do patrão da TVI sobre o comentador. Estas pressões revestiram um carácter difuso e de alguma insídia por parte de Paes do Amaral na conversa que teve com o “amigo”. Este empresário oportunista e sem alma, na sua linguagem típica de vendedor de sabonetes, tentou ocultar aquilo que parecia óbvio e lançar o ónus sobre Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitando o silêncio a que este se remetera e a fama mefistofélica que o caracteriza.

quarta-feira, outubro 20, 2004

FUTEBOL(261): Já aqui afirmei que só muito marginalmente acompanho o mundo do futebol. Todavia, o futebol português chegou a um ponto em que a competição resvalou para um campeonato de alarvidades.

Quanto mais alarve melhor!

sábado, outubro 16, 2004

RISCADA(260): Esta notícia, publicada no "Expresso", é um primor para ilustrar o 'salutar' estado de alma que se vive no interior do PSD. Fica aqui o cabeçalho da notícia:

Ferreira Leite riscada das listas do Congresso

"FUI tratada pelo meu partido como uma ilustre desconhecida. Ninguém me conhece na minha secção, fui riscada dos cadernos eleitorais e, agora, não posso votar nem ser eleita". O desabafo, ao EXPRESSO, é de Manuela Ferreira Leite, a ex-ministra das Finanças que foi excluída das listas de candidatos ao Congresso do PSD, de Barcelos, alegadamente por não ter as quotas em dia. Manuela Ferreira Leite foi convidada, há cerca de um mês, pelo presidente da Secção F de Lisboa para concorrer a delegada ao Congresso na lista encabeçada por Pedro Santana Lopes. E aceitou. Mas, anteontem, na véspera das eleições se realizarem, recebeu a informação de que o seu nome, afinal, não constava da lista. E de que também não podia votar.


A purga continua... E o nosso Pacheco Pereira, será que tem as quotas em dia?

quarta-feira, outubro 13, 2004

INSONDÁVEL(259): Que razões insondáveis estarão na origem do voto contra a audição parlamentar de Marcelo Rebelo de Sousa, por parte da maioria PSD/PP?

segunda-feira, outubro 11, 2004

INDESCRITÍVEL(258): Foi indescritível a declaração do primeiro-ministro, Santana Lopes, ao país. Pacheco Pereira disse tudo o que importava dizer sobre isto.

PRINCÍPIOS E SALÁRIOS(257): Santana Lopes mostrou-se pródigo, este fim-de-semana, ao prometer um aumento salarial à função pública, acima da inflação.
Entre os princípios relacionados com a interferência na liberdade de expressão e imprensa e o dinheiro no bolso dos portugueses, adivinha-se qual será a escolha do povo...

sexta-feira, outubro 08, 2004

CIDADANIA (256): Miguel Sousa Tavares expressa hoje, no "Público", de forma soberba, uma preocupação que me apoquenta: "(...)que país é este, que cidadãos são estes e o que verdadeiramente os preocupa: a vaca a ser mungida na Quinta das Celebridades ou o Governo a ser mungido na Quinta dos Influentes?"

COINCIDÊNCIAS(255): Confesso-me fascinado por este termo, pela simples razão de que acredito tão pouco na sua existência e a vida parece teimar em demonstrar-me o contrário.
No "JN" (não vem on-line) os Directores de Informação da RTP e da SIC, confessaram que não está nos seus horizontes contratar o Professor Marcelo. Acrescentaram ainda, que nunca foram adeptos do formato da intervenção do professor, na estação concorrente. José Rodrigues dos Santos ainda coloca a possibilidade de uma aberta do seu canal ao professor, caso os temas fossem escolhidos pela RTP e o debate fosse mais plural...
Não é que os nossos grandes directores de informação, das nossas televisões, concordam em absoluto com o nosso primeiro-ministro?

Que espantosa coincidência!!?

quinta-feira, outubro 07, 2004

CARLOS MAGNO (254): Há algum tempo que noto o comentador Carlos Magno extremamente agastado. Como que irritado com a vida e com tudo aquilo que o rodeia. O outrora homem das mil e uma citações e metáforas, do sorriso irónico, perdeu o humor e ingressou num estado de permanente enfado, que se torna pungente assistir, principalmente para quem se habituou a vê-lo com outra postura na vida.
Que se passou com Carlos Magno?

quarta-feira, outubro 06, 2004

AINDA A PROPÓSITO DO PROFESSOR...: Desejaria que a SIC convidasse o Professor Marcelo...
Mas será que Pinto Balsemão terá arrojo para tanto?

MARCELO: Não consigo acreditar que CALARAM (quase por decreto, como afirmei anteriormente) os comentários do professor Marcelo!?
Como é possível haver tão pouca vergonha neste país? E como é que o presidente da 'Media Capital', Miguel Paes do Amaral, cedeu à chantagem governativa, logo a seguir à polémica?
Por muito que a sua simpatia política esteja com o Governo, um mínimo de pudor, uma réstia de carácter deveria pesar na sua consciência para, no presente momento, não alterar ou propor qualquer modificação ao formato da intervenção do Professor Marcelo...

Fico estarrecido com esta hipocrisia vergonhosa:

"O PSD lamentou hoje o fim do comentário de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI e escusou-se a admitir a possibilidade de a estação de televisão ter sido pressionada pelo Governo sobre esta questão."

Não foi pressionada? Que coincidência!!!

PCP: Sobre a saída de Carlos Carvalhas do cargo de Secretário Geral do partido e da possível ascensão de Jerónimo de Sousa ao cargo, só me ocorre o diálogo que este travou com Francisco Sousa Tavares no Parlamento e que o "Glória Fácil" reproduziu há algum tempo atrás:

Jerónimo de Sousa: Enquanto o senhor [Sousa Tavares] tem a experiência que referiu, eu tenho a experiência de 15 anos de empresa, de fábrica, de exploração, cinco anos de Parlamento e nunca admiti que nenhum deputado, seja ele quem for, esteja a mandar "bocas" como o senhor. Fale mais vezes, se for necessário, e cale-se, porque não tem o direito de falar como o fez e ofender esta Assembleia.
Aplausos do PCP.
O Sr. Sousa Tavares (PSD): - Olhe, vá à merda! Idiota! Mandrião! Vá trabalhar, que foi aquilo que nunca fez na vida! Calaceiro!

terça-feira, outubro 05, 2004

CONTRADITÓRIO: O ministro dos Assuntos Parlamentares lembrou-se agora que é muito perigoso para o povo português ouvir o professor Marcelo sem contraditório. Segundo o referido ministro: "Nesses comentários, não temos uma análise independente à realidade política nacional, mas apenas espírito de ódio e de ataque pessoal".
E então, o que é que ele sugere? Que se coloque um contraditor por detrás de cada comentador? Ou é só este que o incomoda?
Este Governo está a mexer-se com alguma habilidade nos meios de comunicação social, fruto do trabalho árduo dos assessores de imagem, pagos a peso de ouro, e das pessoas estrategicamente colocadas nos órgãos de informação controlados pelo Estado.
Mas não basta, o professor Marcelo, com a sua popularidade, é uma espinha incontornável...
Ah! Como seria bom calar o professor por decreto!

CELEBRIDADES: Depois de considerar, como muitos, que José Castelo Branco era uma figura inenarravelmente aberrante, fui forçado a reconhecer, após a sua aparição na "Quinta das celebridades", que ele carrega na sua própria caricatura para se divertir à nossa custa.
Toda a sua pose excessiva e provocatória deve dar-lhe um imenso gozo interior, que ele aliás nem sequer disfarça, ao imaginar os impropérios e insultos que o virtuoso povinho português solta perante os seus trejeitos.
Desiludam-se aqueles que o colocaram ao mesmo nível da Lili Caneças. O nosso 'marchand d'art' pertence a outra estirpe.
É um verdadeiro artista!

domingo, outubro 03, 2004

RANKING: As célebres listas do 'ranking' das escolas misturam tudo. Escolas com um universo de meia dúzia de alunos presentes aos exames e escolas com centenas de alunos. Escolas localizadas em meios sócio-culturais mais que favorecidos e outras em que a maioria dos alunos dispõe apenas dos livros escolares e, mesmo estes, são alvo de um auto-de-fé purificador no final de cada ano lectivo.
Não é difícil fazer boa figura com bons alunos, o resto tem razões bem mais profundas que a mera instituição escolar.
O Presidente do Conselho Executivo de uma escola, instigado sobre as razões explicativas da extraordinária subida no ranking, respondeu muito simplesmente: "A única coisa que aqui mudou foram os alunos"!
Pois...

sábado, outubro 02, 2004

PORTAGENS: E, já agora, gostaria de ouvir uma palavra de Feliciano Barreiras Duarte, o membro do actual Governo que se distinguiu por combater as portagens na A8, tendo conseguido do Governo de Guterres uma inacreditável isenção para a zona do Bombarral e Lourinhã. Henrique Monteiro, "Expresso", 2004/10/01

sexta-feira, outubro 01, 2004

RENDAS: Ou muito me engano, ou agora é que vai ser o descalabro completo no mercado de arrendamento.
Neste momento, se fosse inquilino, esfalfava-me todo para comprar casa!
Ao ouvir o ministro Arnaut, afirmar alegremente que os inquilinos poderão trocar com facilidade de casa, sempre que o senhorio queira impor um contrato mais desfavorável, só posso concluir que o ministro nunca mudou de casa, a não ser as roupas para a residência de férias...
Para quem já mudou de residência, com as toneladas de livros e bugigangas acumuladas ao longo dos anos, sabe do que estou a falar.

TRELA SEM CÃO: Esta expressão retirei-a da crónica de hoje de Eduardo Prado Coelho, no "Público". Eduardo Prado Coelho referia-se aquelas trelas para pendurar chaves, que o bom povo português, aquele de que já aqui falei - e que Pacheco Pereira descreveu exemplarmente - tanto gosta de usar.
O nosso 'bom povo' tem ciclicamente imagens de marca. Já foram as pulseiras Tucson, os telemóveis à cintura, e, agora, esta trela sem cão!