quarta-feira, setembro 29, 2004

VERGONHA: Via "Sebentária" cheguei a este blog, que grita bem alto a indignação que rodeou os concursos dos professores.
Subscrevo inteiramente o que aqui se afirma sobre este país e sobre esta classe que muito se manifesta, muito se lamenta, mas em que muitos a tudo recorrem para ultrapassarem os colegas de infortúnio.
Dir-se-á que é o "sistema", a lei da sobrevivência ou a arte do desenrascanço no seu melhor...
Eu direi apenas que é desonestidade, mesquinhez e degradação. Uma tristíssima demonstração de total falta de civismo, precisamente por parte daqueles que têm de incutir esse valor aos jovens.
Parafraseando, mais uma vez, um conhecido blogger: "Pobre país o nosso!"

segunda-feira, setembro 27, 2004

MÓRBIDA ROMARIA: O povo português adora romarias. Tudo pode servir de pretexto para se fazer uma passeata. Esta passeata torna-se mais apelativa e quase sôfrega se meter mortos ou qualquer outra tragédia mediática. Recentemente, foi assim com Entre-Rios e agora com a pequena Joana...
Como é possível os telejornais aguentarem diariamente mais de trinta minutos a noticiar coisa nenhuma?
Que prazer mórbido têm aquelas pessoas aguentarem estoicamente, com filhos ao colo, a espera de uma qualquer remota novidade ou simplesmente embasbacarem-se com as movimentações da polícia ou com o aparato da comunicação social?

DAVID JUSTINO: Não foi bonito assistir-se ao triste espectáculo dado pelo ex-Ministro de Educação, a branquear-se de toda a responsabilidade no processo de colocação de professores.
No fundo a justificação resumia-se ao seguinte: ele, como ministro, não tinha que se ocupar com pequenas ninharias, como o concurso dos professores...

quarta-feira, setembro 22, 2004

COINCIDÊNCIAS: Ainda quem acredite em coincidências!?

terça-feira, setembro 21, 2004

DEBATE: Gostei do debate de ontem sobre a educação em Portugal. Cheguei à conclusão que neste aspecto sou um conservador, pois partilho da visão da Fátima Bonifácio sobre o ensino.
As escolas deveriam ser locais cuja preocupação prioritária deveria ser transmitir cultura e conhecimento. Locais de exigência e rigor. Não tem nada que tentar rivalizar com espaços lúdicos e afins. Embarcou-se na peregrina ideia de que a educação pode-se realizar sem esforço.
Como diz Fátima Bonifácio, neste seu excelente artigo no "Público":
"Não há assunto nem eloquência capazes de obrar o milagre de despertar a atenção e a curiosidade de uma massa estudantil inteiramente desinteressada em aprender e unicamente apostada em "passar".(...)
Os estudantes chegam hoje em dia à Universidade sem quaisquer hábitos de disciplina e de trabalho. A simples ideia de que aprender custa esforço e sacrifício, de que fazer um curso superior é algo que absorve e ocupa a tempo inteiro, é impensável. Neste aspecto, como noutros, a Universidade é um mero prolongamento do Secundário: o prolongamento de um imenso recreio que, por seu turno, já prolongava o jardim infantil em que se converteu o Ensino Básico. Desde a mais tenra idade, as crianças são educadas e formadas na noção errónea, e nefasta, de que aprender pode e deve ser tão lúdico como jogar à bola na praia ou saltar à corda nos intervalos. Chegadas ao Liceu, deparam com a mesma filosofia pedagógica. As matérias têm que ser interessantes, apelativas, divertidas, ensinadas de maneira que se não dê por ela e aprendidas de maneira que não dê trabalho. As aulas têm que ser animadas, participadas, de modo que a atenção se prenda sem esforço. As avaliações não podem ser traumatizantes: são sempre imperfeitas e, portanto, muito, muito relativas, tão relativas que até mesmo um péssimo aluno pode sempre ser desculpado. Em suma: as crianças, os adolescentes e os jovens adultos não podem ser maçados e qualquer embate com as duras realidades da vida lhes deve ser poupado."
Para finalizar acrescento que os professores deveriam ocupar-se com a competência na transmissão da sua área específica do saber e não com vacuidades sem fim, que se tornaram o centro das suas preocupações actuais (Área Projecto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica, Projecto Curricular de Turma, etc. etc.).

segunda-feira, setembro 20, 2004

INCONSEQUÊNCIA: Santana Lopes continua a marcar a agenda informativa, com anúncios bombásticos e mirabolantes. O último foi a possibilidade de extinção da refinaria de Leça.
Para o público mais avisado, essa notícia fez apenas esboçar um sorriso ('Lá está o Santana'), sem merecer grande respeito e verosimilhança a possibilidade do país se dar ao luxo de dispensar ou transladar, nesta época de grande aperto financeiro, uma infra-estrutura económica daquela grandeza. Mas o que é facto, é que o isco, lançado para o ar como quem não quer a coisa, pegou mais uma vez de estaca na nossa imprensa, sempre ávida de apanhar os engodos que o agora primeiro-ministro se diverte a lançar.
Santana Lopes, populista congénito, nunca aspirou impressionar aqueles que revelam algum discernimento. Esses sempre o rotularam de inconsequente e olham para tudo isto como apenas mais uma confirmação dessa etiqueta.
Só que a abundância de disparates é tanta, que Santana, pelo abuso e persistência, arrisca-se a convencer os espíritos menos críticos e atentos da sua inconsequência. Aí o populista arrisca-se a ouvir o riso do povo, fazer parte daquelas anedotas que florescem espontaneamente na chacota de café. Ao não ser levado a sério pelas massas, a carreira política aproximar-se-á rapidamente do fim.
Para já, vale a acção do ministro Bagão Félix, sem dúvida a grande estrela deste governo. Este ministro funciona como uma espécie de bissectriz de todos os zig-zags do chefe de Governo. Mas até quando é possível segurar nas rédeas de tamanha criatura sem freio?

sábado, setembro 18, 2004

REFORMAS: Todos devem conhecer, por experiência familiar, o calvário que se passa para se obter uma parca reforma. O Estado tenta sempre protelar ou amputar o valor da pensão de reforma a quem legitimamente a procura alcançar em tempo devido, num processo moroso e não isento de dramas e grandes decepções.
Mas esta provação está apenas destinada aos mortais comuns, pois quando se trata de grandes quantias e de 'grandes' figuras tudo é célere e generoso.
Numa época em que se pede a maior contenção e se faz a pedagogia do sacrifício é completamente indecoroso que aconteçam casos semelhantes ao de Mira Amaral.

CRUZ SILVA: Depois de tanto brincar ao gato e ao rato com a justiça, parece que finalmente o deputado Cruz Silva foi formalmente acusado de peculato e falsificação de documentos.
A forma como este deputado se refugiou no seu estatuto, para tentar fugir às suas responsabilidades perante a justiça, foi dos exemplos mais vergonhosos que a nossa classe política deu ao país. Nunca esquecerei a imagem do deputado entreolhado, buscando a invisibilidade...
O grupo parlamentar do PSD também se portou muito mal, dando de forma activa ou por inércia cobertura a esta situação.
Não me canso de interrogar como é que uma criatura destas foi integrado nas listas de deputados?...
Desconheço uma única intervenção em plenário. Numa rápida pesquisa ao diário da Assembleia, o seu nome só é referenciado na lista dos presentes ou dos ausentes.

terça-feira, setembro 14, 2004

TAXAS MODERADORAS: O pagamento diferenciado das taxas moderadoras de saúde é daquelas medidas que parecem justas em termos sociais, mas que, num país como o nosso, em que a evasão fiscal é endémica, ameaça tornar-se em mais uma tremenda injustiça. Mais uma vez seriam sempre os mesmos a pagar, os trabalhadores por conta de outrem, que usufruem os cada vez mais delapidados salários que se considera das classes médias.
Não me esqueço de que quando tive de colocar o meu filho no infantário, ao mostrar a declaração de rendimentos foi-me aplicado o escalão máximo (cerca de 30.000$00, já lá vão cerca de dez anos...). Tudo ia muito bem até que descobri que era dos únicos que pagava tamanha quantia. Todos os empreiteiros, comerciantes e industriais daquela pequena vila (todos profusamente conhecidos no pequeno meio local) que levavam os seus filhos nos últimos modelos da Audi, Mercedes e BMW, pagavam, quase sem excepção, 5.000$00, porque nas suas declarações de rendimentos, auferiam apenas o salário mínimo!?
Todo o país conheceu a história de Manuel Damásio (ex presidente do Benfica) que também ganhava apenas o salário mínimo... Todos conhecem a tremenda injustiça na atribuição das bolsas de estudo universitárias e nos subsídios escolares, pelas mesmíssimas razões...
Neste país só pagam os impostos devidos aqueles que não podem fugir a eles, porque a sua declaração depende de terceiros... Todos os outros são duplamente beneficiados. Não pagam impostos e, por isso mesmo, não têm de pagar os livros escolares, as propinas e, se isto for avante, até os cuidados de saúde.
O crime compensa!

domingo, setembro 12, 2004

GALP: A Galp é tão poderosa que se dá ao luxo de tratar um relatório governamental como se este proviesse de um qualquer grupúsculo radical e insignificante.
Luís Nobre Guedes portou-se bem, fazendo o que lhe competia. Mas, como é possível esta súbita retirada do tapete por parte do primeiro-ministro?

sábado, setembro 11, 2004

MUDAR DE PELE: Depois de se começar a mexer é difícil parar. Inicialmente, apenas queria acrescentar um sistema de comentários... Contudo, o sistema de comentários não era compatível com o velho 'template'...
Esperemos ficar por aqui!

IDEIAS: A ideia de associar os salários à produtividade é mais uma tirada genial de Santana Lopes. Genial enquanto dinâmica e não acção.
Tal como tantas outras - a redução do número de membros do Governo, a descentralização do Executivo - é uma pura ilusão. Saem da sua cabeça como os coelhos das cartolas dos ilusionistas. Todavia, servem para marcar a agenda dos media e isso é que importa!

quarta-feira, setembro 08, 2004

COMENTÁRIOS: Fui remexer nas novas funcionalidades do ‘blogger’ e, surpreso, descobri que se pode agora adicionar directamente um sistema de comentários.Fica a experiência realizada e, já agora, comentem... :)

PRISÃO PREVENTIVA: A libertação de um dos envolvidos no assassinato dos dois militares da GNR, afigura-se-me incompreensível e é, quanto a mim, ilustrativa de como se aplica (ou não) discricionariamente a prisão preventiva.
Ainda que o rapaz libertado não tenha desferido os tiros mortais, foi ele que provocou os desacatos que levaram até lá os soldados da GNR.
Este é daqueles casos em que a figura jurídica, muito usada e abusada, com critérios por vezes mais que discutíveis, de “alarme social” poderia e deveria conduzir à prisão preventiva deste suspeito. A própria segurança deste envolvido está em causa, como demonstra a revolta da população enfurecida, que sempre encarou este como o verdadeiro culpado de todos os desacatos.
Não se compreende, assim, a decisão deste juiz.
Muitas das decisões judiciais, que ultimamente são notícia, têm revelado uma confrangedora ausência de bom-senso, inquietante numa classe que tradicionalmente se associa a esta virtude.

terça-feira, setembro 07, 2004

SETEMBRO: Estamos a aproximar-nos do 11 de Setembro. Espero que este ano não se caia na pindérica discussão sobre qual a efeméride mais importante nesta data, os atentados na América ou a morte de Allende.
Setembro já foi nome de organização terrorista (Setembro Negro) e continua a ser um mês fatídico, como vimos agora na Ossétia do Norte.
A propósito do horror que se passou nesta república russa, que não encontro palavras para descrever, já que as vítimas foram na sua maioria crianças para quem os terroristas não tiveram qualquer sentimento de humanidade, noto que todo este trágico acontecimento passou pela blogosfera apenas com algumas referências de circunstância, a contrastar com o ‘buá’ que se fez no 11 de Março, ou mesmo a propósito da efeméride do 11 de Setembro.
Estranho o silêncio dos arautos da luta antiterrorista!?
Eu sei que a maioria das pessoas não sabe localizar no mapa a Ossétia do Norte, e o que está longe da vista está longe do coração, mas se tivesse de eleger o ataque terrorista mais hediondo (e aqui emprego com propriedade esta palavra já gasta com tanto uso) da actualidade, certamente nomeava este. Não só pelo número de vítimas, mas pela qualidade das vítimas... CRIANÇAS!
Que causa pode defender de forma tão meticulosamente premeditada um ataque a uma Escola num dia festivo e fazer reféns várias centenas de crianças, sabendo de antemão que estas seriam as principais vítimas de toda a operação?
Os relatos dos sobreviventes adensam a crueza e o sofrimento das vítimas durante o sequestro...

É lamentável assistir que neste espaço, sempre tão propenso a comentar a actualidade, se continuem a debitar poemas e outras futilidades sem fim, sem a mínima referência aquilo que se passou, como se já não existisse capacidade de indignação, solidariedade ou, simplesmente, humanidade.

segunda-feira, setembro 06, 2004

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS: Já se começa a preparar o terreno para, mais uma vez, fazer assentar o ónus da crise sobre os funcionários públicos. A direita já se contorce toda, com argumentos já de si retorcidos, para justificar de novo o congelamento de salários.
Ser funcionário público é, hoje em dia, um estigma, uma espécie de pária nesta sociedade em que os novos ricos e aqueles que nasceram em berço de ouro elegeram como alvo fácil dos seus ataques.
Reconheço, contudo, que lhes assiste alguma razão. Se estes (os funcionários públicos) não fossem tão subservientes, tão ciosos do respeitinho e do temor com que encaram a vida, nunca chegariam à situação humilhante na qual se afundam cada vez mais.

sábado, setembro 04, 2004

PS: Quando existe mais do que um candidato à liderança de um partido, os debates costumam ser acalorados e por vezes extravasam as estribeiras. Mas, aquilo que se está a passar no PS atinge quase foros de guerra civil...
Ver apoiantes a espumar de raiva para defender a sua candidatura não é propriamente salutar para um partido que se quer capaz de assumir as máximas responsabilidades neste país.

sexta-feira, setembro 03, 2004

TERRORISMO: Desencadeou-se a operação da libertação dos reféns, com um número de vítimas ainda incerto, mas certamente alto como se previa.
Como é que se pode ter um pingo de simpatia por causas cujas formas de luta atingem essencialmente inocentes de forma impávida e fria?


quinta-feira, setembro 02, 2004

TERNURA: O único arremedo de ternura que Pacheco Pereira deixa transparecer no seu blog é pelo ‘Spirit’, ‘Opportunity’ e coisas afins. Sintomático!

TERRORISTAS: Não gosto de terroristas. Sejam eles palestinianos, etarras, chechenos...
Sabendo o que a casa gasta, mais um acontecimento funesto está para acontecer na Rússia.

quarta-feira, setembro 01, 2004

BARCO DO ABORTO: Sou daqueles que pugno para que a despenalização do aborto, feito nas primeiras semanas de gravidez, seja um facto na nossa sociedade. Porém, esta história do “barco do aborto” é daquelas iniciativas de um folclore tão ‘mixuruca’, de um mau gosto tão profundo, que não poderia imaginar pior propaganda contra o aborto clandestino. É nestas coisas que o Bloco de Esquerda se revela no seu pior. Agitar a todo o custo é contraproducente... Será que aqueles eternos adolescentes não se apercebem disso?
Esta espaventosa chegada do barco só não provocou mais estragos à causa séria que é suposto defender porque foi compensada pela destemperança do Governo, nas medidas tomadas para impedir a sua atracagem.
Nesta historieta, que prenuncia o fim da ‘Silly Season’, os jornalistas não se saíram melhor, ao proporcinar um destaque impensável a esta estrambótica coisa.