segunda-feira, dezembro 22, 2003

CASAMENTO ESCANDALOSO: Ao ler o editorial do "Público", de hoje, confirmei mais de uma vez se era o José Manuel Fernandes que assinava. E, se não há qualquer engano, é mesmo.
É com frontalidade que descreve aquilo que qualquer pessoa de bem pensa, mas que a hipocrisia e a 'realpolitik' desculpa.
A ida de Durão Barroso ao casamento da filha de José Eduardo dos Santos é um sinal de inaceitável cumplicidade com um regime 'cleptocrata', que vergonhosamente esbanja a riqueza do país a favor de muito poucos, enquanto milhares de miseráveis morrem à fome...
Só estranho é isto ser dito por José Manuel Fernandes...

quarta-feira, dezembro 17, 2003

MAL AGRADECIDOS: Não é que os iraquianos são mesmo mal agradecidos...
Em vez de manifestarem júbilo com a prisão do seu velho tirano, saem para as ruas com ruidosas manifestações de apoio!?
É claro que todos compreendemos que só a tiro é que se tratam estes ingratos!

terça-feira, dezembro 16, 2003

BLOGUES EM CALMARIA: Os "Blogs vivem fase de calmaria", diz-se no "IDG Now!"
Sou daqueles que penso que os blogues são uma moda como outra qualquer. Efémera, como convém nestes tempos. Outras modas se seguirão...
Ainda me recordo dos tempos de entusiasmo com que iniciei a minha actividade... Agora, passo dias sem me vir à cabeça que tenho um blogue, ou que eles sequer existem. Quando leio os primeiros 'posts' em que pomposamente me propus ter um olhar a pairar sobre a blogosfera portuguesa não consigo evitar o sorriso.
O que me fez voltar aqui, foi um artigo sobre os blogues, na revista electrónica brasileira "NOVAE". Neste artigo, o autor ainda acredita que os blogues são responsáveis pela descentralização da informação, por uma democratização da opinião...
Fico sempre surpreendido com a ingenuidade do ser humano!

De acordo com um estudo lá citado:

'Segundo o Perseus, 1,09 milhão de blogs foi criado e alimentado com mensagens apenas no dia de sua criação, e não teve conteúdo postado nos dias subseqüentes. Além disso, 1,63 milhão de blogs sofreu abandono após 126 dias de atividades, e 132 mil não tiveram atualização depois de serem mantidos por cerca de um ano ou mais.'

Consegui resistir à primeira grande prova (ter mensagens para além do dia da criação). Penso que, com grande esforço, já superei a segunda. Duvido muito que resista à terceira :)

sábado, dezembro 06, 2003

PERU DE BUSH: Afinal, parece que o magnífico peru com que George Bush mimoseou os soldados presentes no Iraque, na comemoração do dia de Acção de Graças, era falso (ver JN).
Depois da jovem heroína que confessou não ter disparado um único tiro e que não foi maltratada pelos captores iraquianos. Do espanto que resultou, para o pessoal do hospital, onde estava internada Jessica, quando viram os marines a arrombar as portas à patada, com os cinematográficos "go, go, go...", depois de lhes terem previamente facultado as chaves para entrar.
E agora esta história do peru... Mais uma vez, era só para a televisão!
Será que, dos EUA, nada do que vemos é real? De tanto cinema e ficção que se produz neste país, a realidade já se confunde com Hollywood.
E já agora, será que Bush foi mesmo ao Iraque? E foram mesmo à Lua? :)

terça-feira, dezembro 02, 2003

IMAGENS: Aquilo que ficou dito no post anterior sobre o fascínio que o "Powerpoint" exerce nos velhos catedráticos, também se aplica aqui na blogosfera.
Algo de análogo se passa, relativamente ao fascínio pelas imagens, daqueles que um dia foram designados, por Pacheco Pereira, como "jovens tecnologicamente literatos".
Estou a falar de Pedro Mexia e de Pedro Lomba. Desde que alguém teve a má sina de lhes ensinar a colocar imagens nos blogues, passaram a useiros e vezeiros daquilo que se recomenda a maior parcimónia. Imagens pesadas (tamanho e muitos kbytes), colocadas preguiçosamente a propósito e despropósito, consumindo-lhes o talento da escrita, são agora o pão nosso de cada dia.